segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dificuldade para comer legumes e verduras no inverno: DICAS

Oi gente

Como estão todos?


Friozinho veio que veio nê?  pelo menos na minha região está dando pra tirar os tricôs e casacos do armário.

E na alimentação, como comer aquela saladinha gostosa no frio?

Eu confesso que não desce bem não... então vamos modificar o preparo, pq com inverno os cozidos e assados predominam aqui em casa... vou passar uma dica de algumas formas que eu costumo preparar.

Carne com Legumes a moda chinesa:


Consumo bastante no inverno, esse preparo vai deste um acompanhamento para meu bom arroz com feijão... ou para um falso yakissoba.

Legumes e verdura eu faço uma boa misturada com o que tenho na geladeira, veja uns exemplos: carne (seja boi ou frango). cenoura, brócolis, couve-flor, acelga, pimentões, cebola, repolho, vagem...
Refogo a carne com azeite e alho, depois disponho legumes, os mais duros primeiro (cenoura, vagem) e depois os mais fáceis de cozer.
Como tempero uso aceto balsâmico, sal de ervas e gengibre (picado fino ou ralado)
Vou pingando água para cozinhar com o vapor que se forma... não mexo.
Quando os legumes começar a ficar no ponto (al'dente) eu misturo 1/3 de xic. de shoyo ligth com 2/3 de água. + 1 CS de amido (maisena)  e coloco sobre a carne com legumes... deixe encorpar e sirva sobre um macarrão integral ou como acompanhamento do arroz/feijão.

Abaixo algumas fotinhas de pratos meus :)






Outra dica que faço normalmente no jantar aqui em casa é o omelete com tudo dentro.

Normalmente uso 2 ovos e rende 2 boas porções (1 pra mim e outra para o filhote)

Gente isso nem tem receita.. é a gosto de freguês mesmo  e com o que você tem na geladeira... veja esse exemplo:

  • Vagem crua e cortada em fatias bem finas.
  • Cenoura ralada
  • cheiro verde
  • Temperos secos a gosto






Neste aqui usei pimentão vermelho e espinafre.




Outro pra to que abuso aqui em casa são os legumes assados... procurei e quase não encontrei fotos... mas segue alguns prato que vai dar pra ver que os legumes são assados





Uma boa combinação que sempre faço é a berinjela, abobrinha, pimentão e cebola. pode corte tudo em rodelas ou em palitos grossos... tempero com aceto balsâmico, azeite, sal de ervas e orégano. É só levar ao forno coberto com papel alumínio por uns 25 minutos e depois + uns 20 minutos para gratinar bem.

Por hoje era isso, espero que gostem das dicas e coloquem em prática.

Tem alguma sugestão... coloque aqui, ficarei feliz em aprender novas formas de preparo!

Bjus